segunda-feira, 23 de junho de 2008

Curso de Introdução Digital


























O objetivo central desse Programa é a inserção de tecnologias da informação e comunicação (TIC) nas escolas públicas brasileiras, visando principalmente a:

a) promover a inclusão digital dos professores e gestores escolares das escolas de educação básica e comunidade escolar em geral;
b) dinamizar e qualificar os processos de ensino e de aprendizagem com vistas à melhoria da qualidade da educação básica.


Dinâmica do Novelo











Um dos cursistas, com um novelo na mão durante 2 min., fará apresentação pessoal e sua expectativa sobre o curso. Ao terminar passa o n0velo para a próxima pessoa que vai falar, utilizando sequência livre para que as linhas se cruzem. Ao final, sintetizando as principais expectaticvas em relação ao curso - e o significado do que foi construído em rede.



Atividade

Os cursistas explorarão as tecnologias presentes na sala em que se encontram.
Irão identificar, explorar, fazendo anotações manuscritas.

Ao final da atividade sistematizarão as tecnologias identificadas e as principais idéias sobre a importância para a aprendizagem.

Apresentação do Curso



Discutir a partir do texto

"Ao dizermos que a integração do computador aos programas de ensino é algo que “tem um forte componente cultural”, estamos retomando a idéia...de que os professores atualmente em exercício, que têm a missão de preparar o terreno para esta “nova cultura”, foram formados em uma cultura precedente, distanciados do manuseio da informática na vida cotidiana ou como recurso pedagógico, tecnologia essa que sequer existia nos moldes que hoje conhecemos. Conseqüentemente, é bastante comum que professores estabeleçam, implícita ou explícitamente, relações conflituosas com a informática, manifestando fobias de toda sorte, preconceitos, receios, insegurança, limitação de visão etc. (...) Vamos fazer uma análise de sua própria prática de formador de crianças, jovens e adultos, de seus receios e dificuldades em lidar com essa tecnologia nova em nosso cotidiano escolar. E não deixe de observar o que se passa em sua volta, com seus colegas e na escola de seus filhos.” (Lacerda, 2001, p.39-40)

Atividade


-Farão síntese manuscrita;

-Socialização.


Explorando o Linux Educacional

-Mouse;

-Teclado;

-Icones.

Trabalhando com o Writer

-Farão a digitação da síntese manuscrita sobre o texto da atividade...


-Formatação do texto;



COMUNICAÇÃO MEDIADA PELO COMPUTADOR:
CORREIO ELETRÔNICO

Objetivo

Conhecer e adotar o Correio Eletrônico como ferramenta de comunicação e interação na prática pedagógica.
Metodologia

(usar uma charge ou vídeo como motivação da aula)
• Conceituação
• Discussão da importância como ferramenta de comunicação
• Relato de experiências
• Exploração da estrutura de um e-mail existente
• Levantamento com o grupo dos diferentes provedores gratuitos mais conhecidos, discutindo vantagens e possibilidades,

Criação de E-mails no Yahoo

• Apresentação em projetor multimídia de um tutorial/passo-a-passo

Atividades práticas
Presencial
• Abrir página do provedor
• Trocar mensagens
• Preenchimento dos campos: Para, Cc, Co, Assunto
• Anexar mensagens
• Lista de contatos: Inserir e Adicionar
• Encaminhar mensagem
• Obs. Netiqueta

A Distância

• Elaboração de um texto cooperativo por meio do correio eletrônico

Como forma de exercitar e se familiarizar com esta ferramenta, o Correio Eletrônico será integrado no decorrer do curso para que a partir daí o professor se aproprie de forma natural na vida pessoal e profissional .


Sempre é tempo...

Numa aula de Filosofia o professor queria demonstrar um conceito aos seus alunos. Para tanto, ele pegou em vaso de boca larga e dentro colocou, primeiramente, algumas pedras grandes.

“Então”, perguntou à classe: “Está cheio?”.

Pelo que viam, o vaso estava repleto, por isso, os alunos unanimemente responderam: “Sim!”. O professor então pegou um balde de pedregulhos e virou dentro do vaso. Os pequenos pedregulhos se alojaram nos espaços, entre as pedras grandes.

Então ele perguntou aos alunos: “E agora, está cheio?”.

Desta vez, alguns estavam hesitantes, mas a maioria respondeu: “Sim!”. Continuando, o professor levantou uma lata de areia e começou a derramar a areia dentro do vaso. A areia preencheu os espaços entre as pedras e os pedregulhos. E, pela terceira vez, o professor perguntou: “Então está cheio?”.

Agora, a maioria dos alunos estava receosa, mas, novamente muitos responderam: “Sim!”. Finalmente, o professor pegou um jarro com água e despejou o líquido no vaso. A água encharcou e saturou a areia.

Neste ponto, o professor perguntou para a classe: “Qual o objetivo desta demonstração?”.

Um jovem e “brilhante” aluno levantou a mão e respondeu: “Não importa quanto a “agenda” da vida de alguém esteja cheia, ele sempre conseguirá espremer mais coisas dentro!”.

“Não exatamente!”, respondeu o professor. “O ponto é o seguinte: a menos que você em primeiro lugar coloque as pedras grandes dentro do vaso, nunca mais conseguirá colocá-las lá dentro. "Vamos! Experimente!”. Disse o professor ao aluno entregando-lhe outro vaso igual ao primeiro, com a mesma quantidade de pedras grandes, de pedregulhos, de areia e de água.

O aluno começou a experiência, colocando a água, depois a areia, depois os pedregulhos e por último, tentou colocar as pedras grandes. Verificou, surpreso, que elas não couberam no vaso. Ele já estava repleto de coisas menores.

Então o professor explicou para o rapaz: “As pedras grandes são as coisas realmente importantes de sua vida: seu crescimento pessoal e espiritual. Quando você dá a prioridade a isso e mantêm-se aberto para o novo, as demais coisas se ajustarão por si só: seus relacionamentos (família, amigos), suas obrigações (profissão, afazeres), seus bens e direito materiais e todas as demais coisas menores que completam sua vida. Mas se você preencher sua vida somente com as coisas pequenas, então aquelas que são realmente importantes nunca terão espaço em sua vida".

Recomece. É uma boa sugestão. Esvazie seus vasos (mental, emocional) e comece a preenche-los com as pedras grandes. Ainda há tempo. Ainda é tempo. Sempre é.

Curso de Introdução à Educação Digital

Olá Pessoal, esperando pelas atividades? Isso é muito bom, sinal que estão com vontade mesmo de iniciar o Curso.

Desejamos a vocês um excelente curso e sempre que surgirem dificuldades estamos aqui para ajudá-los.

Um abração, Adri e Rose – NTE/4ª CRE

Atividades a serem realizadas do dia 04/07/08 a 11/07/2008
Atividade 1

- Questionamentos:

Através dos questionamentos a seguir faça um texto de aproximadamente duas a três laudas.

Que transformações provocam os meios de comunicação integrados aos computadores? Quais os novos modos de aprender?
Qual o papel do educador ante as tecnologias?

Como usar o computador nas atividades escolares?

E na vida cotidiana? Por que comunicar-se via Internet? E criar blogs, publicar conteúdos? Como aprender a fazê-lo? O que muda?

b) O que é um mapa conceitual? E para que serve? Qual a vantagem em utilizá-lo?

c) Faça um mapa conceitual referente ao texto da atividade


1. Observação: Enviar as atividades através do e-mail :

educacaodigitalcaxiasdosul@yahoo.com.br
Atividade 2

Atividades a serem realizadas do dia 11/07/08 a 20/07/2008


Assista ao vídeo “DoSonhoAosAres” (Santos Dumond) que está disponível no CD do curso.


Após assistir ao vídeo: -Escreva uma síntese das idéias de como a informática pode modificar a sua vida profissional e pessoal de 2 (duas) laudas.


-Registre essa atividade, utilizando o programa [software - writer] para digitar seu texto.
-Procure relacionar os pontos mais importantes que surgiram, a partir das questões que se seguem:

1-Como a história abordada no vídeo pode relacionar-se com a evolução tecnológica em geral e com a informática em particular?

2-Essa evolução afeta nossas vidas?

3-Como a informática pode modificar a sua vida profissional e pessoal?

4-Alguma vez você sentiu necessidade de acessar a Internet? Para qual motivo?
Atividade 3
Atividades a serem realizadas do dia 20/07/08 a 26/07/2008

Tal condição altera a relação entre quem escreve e quem lê, já que são inúmeros os caminhos, tudo pode ser feito e refeito e cada um pode tornar-se autor, publicar, ser co-autor de textos de outros enquanto navega.

Escolhido o tema, faça uma pesquisa utilizando o buscador Google.

A partir dos resultados dessa pesquisa, organize uma lista de endereços virtuais que ofereçam recursos educativos para o melhor desenvolvimento do tema em sala de aula. Escolha um dos recursos educativos e monte uma estratégia pedagógica (planejamento de aula) para ser utilizado no LIE (Laboratório de Informática Educativa) com o aplicativo writer.
Perigo na rede


É impossível ir contra o fato de que as relações sociais criaram formas de se estabelecer pelos canais de tecnologia, ao longo das duas últimas décadas. Mas será que a sociedade está preparada para educar os filhos da internet? Os perigos do convívio de crianças e adolescentes na web mostram-se crescentes a cada novo caso noticiado pela mídia. Quando o espaço virtual gera um mundo de fantasias, e os pais não estão preparados para orientar meninos e meninas, brincadeiras e diversão transformam-se em armadilhas.


Caxias do Sul - Difícil encontrar sentido na vida quando algo dá errado. Seria tão melhor não ter nenhum defeito.

Falar com desenvoltura, esbanjar o cabelo mais liso, olhos claros, lábios mais finos, mais grossos... Perfeito seria evitar que as pessoas nos conhecessem como somos, mas nos concebessem da maneira que gostaríamos de ser vistos.

Esse tipo de pensamento permeia o universo adolescente, pré-adolescente e até infantil. A esses impulsivos e imediatistas iniciantes da vida, as facilidades em esconder-se no mundo virtual tornam-se uma armadilha camuflada em meio a tantas novidades.

Sistemas de conversação online, a exemplo do MSN, e de relacionamentos, como o Orkut, são alguns destes divertidos e ao mesmo tempo arriscados instrumentos. E essa realidade de perigo é constante no Brasil. Quando uma adolescentes deixa sua casa, atravessa Estados para se encontrar com sua amiga da internet, o mundo real e o virtual se conectam em forma de ameaça às famílias. Até que ponto a educação de pai para filho é suficiente diante das portas que se abrem a cada dia com novas tecnologias?

O caso recente noticiado na imprensa nacional da garota paulista de 15 anos que foi encontrar na vida real sua parceira virtual em Bento Gonçalves impressiona pela determinação. A adolescente Giovana Dias Fernandes chegou a percorrer nove quilômetros a pé e pegar carona com caminhoneiros para chegar ao seu destino, na Serra Gaúcha. Na verdade, não era o encontro com a amiga seu principal objetivo. Ela queria fugir de casa por que tinha medo de ser reprimida pela mãe ao contar à família que perdera o celular.

Diante desse quadro, cabe a pergunta: seriam as ferramentas de conversação e de relacionamento os principais vilões aos adolescentes? Ou a tecnologia apresenta-se apenas como mais uma das diversas válvulas de escape que crianças e adolescentes têm para correr dos problemas?

A resposta dos especialistas aponta para a segunda hipótese. A imersão na internet indica que algo na vida destes adolescentes não vai bem. O frenesi pelo mundo virtual mostra somente a ponta de um problema maior e bastante real.

- O uso abusivo começa a caracterizar um tipo de dependência. Entretanto, isso é conseqüência de um desequilíbrio psicológico, uma porta aberta indicando que algo não está correto. São pessoas que têm problemas e precisam de uma válvula de escape - explica o psicólogo Cristiano Nabuco de Abreu, 45, coordenador do ambulatório integrado dos transtornos do impulso dos Hospital das Clínicas de São Paulo.

Qualquer um pode ter uma imagem de pessoa feliz e de sucesso com fotos postadas no Orkut de viagens ao Exterior, sorrisos em festas etc. Mas como saber se aquela pessoa, de brincos dourados, jaqueta cuidadosamente rasgada nos ombros e bolsa da moda é realmente assim?

Vivenciar estereótipos, personagens ideais de sucesso e poder, é um recurso recorrente de crianças e adolescentes em sites de relacionamento e ferramentas de conversação na internet.

- Com problemas de auto-estima, o usuário não consegue falar direito, por exemplo, ou se relacionar na vida real. Então, ele se esconde atrás da tela do computador e reformula sua personalidade. Preferir a vida virtual é muito mais prazeroso, pois é um lugar onde não há dificuldades, vergonhas, timidez - relaciona Nabuco.

Mesmo em 2008 e com a internet disseminada desde a década de 1990, o grande dilema em educar os filhos para o convívio social na web reside na falta de experiência e de conhecimento dos pais sobre essas ferramentas tecnológicas.

- A realidade de crianças e adolescentes de hoje é diferente da vivida pelos pais. No recreio ou nas festas, eles não trocam mais o número do telefone, mas o endereço do MSN. Esse é um recurso social dos dias de hoje. Os pais têm dificuldade em mensurar o quanto navegar na internet é saudável. Não é como o álcool, por exemplo - compara o psicólogo.

Contra a dependência - O doutor Nabuco coordena um grupo de trabalho pioneiro no Brasil. Ele trata da ressociabilização de dependentes de internet no Hospital de Clínicas de São Paulo.

Atualmente, há dois grupos de 15 pessoas em tratamento. Durante quatro meses e meio, os pacientes são acompanhados por psicólogos e psiquiatras em sessões em grupo, uma vez por semana.

- Ao contrário dos tratamentos de alcoolismo, nos quais o usuário é obrigado a largar o vício, nós preferimos não proibir o acesso ao computador, mas sim reeducar esse uso. Mesmo porque, em qualquer lugar há internet e seria muito difícil que o paciente conseguisse se controlar - evidenciou.

Expondo seus casos em grupo, os dependentes passam a perceber que não são os únicos a enfrentar os problemas com o vício.

- Iremos começar em breve um grupo específico de adolescentes, também formado por 15 indivíduos - adiantou Nabuco.

Mais

O que é o Orkut

Ferramenta de relacionamentos na Internet, na qual as pessoas criam perfis mostrando suas características pessoais e fotos. Há como procurar por outras pessoas e se cadastrar em assuntos, chamados de comunidades, com os quais o usuário tem afinidade. Os brasileiros são os maiores usuários do Orkut, cerca de 53% do total.
O que é o MSN
O MSN é um apelido para o programa MSN Messenger, da Microsoft. Nele, usuários cadastrados se comunicam, em tempo real, por meio de mensagens.


Atividades - 4

Writer

a) Formatar todo o texto com tamanho da fonte 16
Selecione o texto –> ir em ->Formatar –> Caractere –> Fonte

b)Formatar Título
Selecione o título ->ir em Formatar -> caractere -> Efeitos de fonte ->Cor da fonte.

c) Centralize o título
selecione o título ->ir em centralizar

d)Selecionar as palavras MSN ,Adolescente, Mídias e aplicar a seguinte formatação:
Ir em ->Formatar ->Caractere ->Fonte ->Tamanho 14

e) Selecionar a palavra Orkut:
Ir ->Formatar -> Caractere -> Efeitos de Fonte ->Cor da fonte (vermelho ou azul)

f) Inserir uma figura para ilustrar o texto
Ir ->Inserir ->Figura ->Do arquivo ->escolher a figura ->dar duplo click ou ir ->abrir

g) Inserir plano de fundo
Ir ->Formatar -> página-> Plano de fundo -> Cor do plano de fundo

h)Salvar documento na pasta do Curso
Ir ->Arquivo->Salvar como -> desktop (duplo click) -> Curso (duplo click) -> Salvar.
Obs: salvar com extensão .doc

Atividade 5

Impress

O Impress, programa equivalente ao Microsoft Power Point. É utilizado para fazer apresentações de slides e mais tudo aquilo que a sua criatividade permitir.
Apresentação vazia – Original – Criar 1) Criar uma apresentação a partir do texto Perigo na Rede.

Ir em menu -> Escritório -> Broffice.org Impress -> Apresentação vazia -> Criar
Clicar no ícone T -> clicar na area para uso e digitar .
Atividade 6
Tux Paint

É um programa de desenho para crianças. Ele possui uma interface simples com área de desenho de tamanho fixo, e diversas ferramentas de uso muito ...

Criar uma estratégia Pedagógica no Tux Paint conforme a sua disciplina.

Nenhum comentário: