Escola Estadual de Ensino Médio Santa Catarina
Atividade 1
É senso comum que a comunicação atualmente, não pode vir dissociada do computador. Isso se deve ao fato de os diversos meios de comunicação estarem ligados a ele.
Dentre as principais transformações, a rapidez com que se envia e se recebe informações,é a mais evidente: pode-se comunicar com qualquer parte do mundo em segundos, não há mais barreiras geográficas para a comunicação.
As relações interpessoais mudaram de âmbito: hoje é possível comunicar-se com milhares de pessoas ao mesmo tempo e estabelecer com elas vínculos sólidos.
Com o advento da realidade virtual, da facilidade de acesso aos meios tecnológicos, as brincadeiras coletivas que antes eram feitas nas ruas, nas casa, passaram a realizar-se on-line.
As formas de aprender transcendem o espaço físico da sala de aula. Cada dia mais pessoas estudam em casa. Vive-se a era da informação. A aprendizagem a distância ganha cada vez mais espaço. O conhecimento é formado através de interações de usuários em redes colaborativas.
O educador não pode ficar alheio às evoluções cotidianas. A formação continuada afirma que o educador também é um eterno aprendiz. A seu tempo, deve apropriar-se da tecnologia e utilizá-la de forma crítico-reflexivo-investigativa.
Nas atividades escolares, o computador não deve ser utilizado como um fim, ou seja, com aulas voltadas somente para o uso técnico do computador, mas como meio, como recurso atrativo cuja finalidade é levar à aprendizagem. Para isso, devem ser levadas em conta as diversas funcionalidades oferecidas. Há situações em que supera a função de recursos, passando a ser um mediador.
Na vida cotidiana usa-se o computador para a realização de tarefas burocráticas( procedimentos bancários, matrículas), lazer ( filmes, jogos, músicas, chat),informação ( jornais do mundo,notícias minuto -a- minuto, revistas ), profissional (máquinas computadorizadas, planilhas eletrônicas, editores de texto, e -mail), entre muitas outras.
A comunicação via Internet permite ampliar os interrelacionamentos . A gama de pessoas que acessa a Internet é maior que o bairro, a cidade, havendo assim uma maior e mais rica interatividade.
O uso de blogs e publicação de conteúdos permite que o conteúdo disponibilizado possa ser acessado pelos mais diversos tipos de pessoas, que podem emitir pareceres críticos, complementar os assuntos, entrar em contato com o autor.
Há sites que explicam passo a passo como criar um blog. Eles disponibilizam a estrutura. O conteúdo fica a cargo do usuário que se cadastrou. Há uma infinidade de blogs: educativos, pessoais, de eventos...
Mapa Conceitual
É uma representação gráfica de um conjunto de conceitos.
O mapa conceitual serve para representar um conhecimento.
A vantagem em utilizar um mapa conceitual é o desenvolvimento de habilidades como: conceituar, identificar conceitos-chave, relacionar conceitos,expressar graficamente conceitos.
Atividade 1
É senso comum que a comunicação atualmente, não pode vir dissociada do computador. Isso se deve ao fato de os diversos meios de comunicação estarem ligados a ele.
Dentre as principais transformações, a rapidez com que se envia e se recebe informações,é a mais evidente: pode-se comunicar com qualquer parte do mundo em segundos, não há mais barreiras geográficas para a comunicação.
As relações interpessoais mudaram de âmbito: hoje é possível comunicar-se com milhares de pessoas ao mesmo tempo e estabelecer com elas vínculos sólidos.
Com o advento da realidade virtual, da facilidade de acesso aos meios tecnológicos, as brincadeiras coletivas que antes eram feitas nas ruas, nas casa, passaram a realizar-se on-line.
As formas de aprender transcendem o espaço físico da sala de aula. Cada dia mais pessoas estudam em casa. Vive-se a era da informação. A aprendizagem a distância ganha cada vez mais espaço. O conhecimento é formado através de interações de usuários em redes colaborativas.
O educador não pode ficar alheio às evoluções cotidianas. A formação continuada afirma que o educador também é um eterno aprendiz. A seu tempo, deve apropriar-se da tecnologia e utilizá-la de forma crítico-reflexivo-investigativa.
Nas atividades escolares, o computador não deve ser utilizado como um fim, ou seja, com aulas voltadas somente para o uso técnico do computador, mas como meio, como recurso atrativo cuja finalidade é levar à aprendizagem. Para isso, devem ser levadas em conta as diversas funcionalidades oferecidas. Há situações em que supera a função de recursos, passando a ser um mediador.
Na vida cotidiana usa-se o computador para a realização de tarefas burocráticas( procedimentos bancários, matrículas), lazer ( filmes, jogos, músicas, chat),informação ( jornais do mundo,notícias minuto -a- minuto, revistas ), profissional (máquinas computadorizadas, planilhas eletrônicas, editores de texto, e -mail), entre muitas outras.
A comunicação via Internet permite ampliar os interrelacionamentos . A gama de pessoas que acessa a Internet é maior que o bairro, a cidade, havendo assim uma maior e mais rica interatividade.
O uso de blogs e publicação de conteúdos permite que o conteúdo disponibilizado possa ser acessado pelos mais diversos tipos de pessoas, que podem emitir pareceres críticos, complementar os assuntos, entrar em contato com o autor.
Há sites que explicam passo a passo como criar um blog. Eles disponibilizam a estrutura. O conteúdo fica a cargo do usuário que se cadastrou. Há uma infinidade de blogs: educativos, pessoais, de eventos...
Mapa Conceitual
É uma representação gráfica de um conjunto de conceitos.
O mapa conceitual serve para representar um conhecimento.
A vantagem em utilizar um mapa conceitual é o desenvolvimento de habilidades como: conceituar, identificar conceitos-chave, relacionar conceitos,expressar graficamente conceitos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário