Escola Estadual de Ensino Médio Santa Catarina
Desde 1977, quando começou o desenvolvimento dos microcomputadores que o mundo já não mais o mesmo, as mudanças ocorreram em todos os meios, medicina, indústria, comércio, comunicações, transportes, finanças, governo. O acesso à internet possibilitou que as empresas pudessem ser mais organizadas, agilizando a comunicação entre os diversos setores e entre empresas. Hoje o acesso da informação é globalizado, permitindo que o mundo saiba em tempo real o que está acontecendo. No ramo da comunicação, tanto impressa, como sonora ou visual, as que estão mais próximas de nós é que nós percebemos as maiores mudanças.
Hoje, segundo Eduardo O C Chaves o computador é peça chave na aprendizagem por que:
Ø É um recurso de apoio ao ensino
Ø É uma ferramenta de aprendizagem
Ø É uma tecnologia auxiliar na construção e na organização do conhecimento (“mindware”)
Ainda sobre o papel da educação frente ao uso de tecnologia , o professor Eduardo diz: “Mesmo que o computador fosse apenas um meio de produção, uma tecnologia que afetasse apenas o setor produtivo, ainda assim a escola e a educação teriam que se ocupar dele, porque, no paradigma educacional vigente, é função da educação, também da escolar, preparar as pessoas para viver, agir como cidadãos e trabalhar na sociedade, e esta está totalmente informatizada.
A Escola deverá transformar-se, caso contrário perderá a sua condição de local privilegiado de ensino e aprendizagem, e o professor que também não se atualizar e saber usar estas tecnologias estará ameaçado de perder a sua condição de detentor e intermediador do saber.
O uso do computador na escola vai depender da série que o aluno freqüenta, que poderá ser desde como ligar, como ele funciona, editar textos, planilhas de dados , gráficos,acessar a internet, pesquisar, em fim poderá ajudar a todos os alunos incluindo alunos com necessidades especiais.
A utilização da internet é uma ferramenta que permite a comunicação de forma rápida e até mais barata que o uso o telefone, sem contar que podemos também obter as imagens, o acesso a informação de qualquer tipo é praticamente ilimitado. Podemos visitar museus, cidades, baixar músicas, obter a letra e a tradução das mesmas,assistir filmes, em fim é um novo “Bombril”mil e uma utilidades.
b) Segundo pesquisador norte-americano Joseph Novak que define mapa conceitual como uma ferramenta para organizar e representar conhecimento. O mapa conceitual, baseado na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, é uma representação gráfica em duas dimensões de um conjunto de conceitos construídos de tal forma que as relações entre eles sejam evidentes. Os conceitos aparecem dentro de caixas nos nós do grafo enquanto que as relações entre os conceitos são especificadas através de frases de ligação nos arcos que unem os conceitos. A dois ou mais conceitos, conectados por frases de ligação criando uma unidade semântica, chamamos de proposição. As proposições são uma característica particular dos mapas conceituais se comparados a outros grafos similares como os mapas mentais.
O mapa conceitual serve estruturação hierárquica dos conceitos que começam com questões mais gerais e inclusivas ao invés de trabalhar com as questões mais específicas, interligando os conceitos e ou definições. Segundo Ciências & Cognição 2007; Vol 12: 72-85, as vantagens: Os conceitos mais inclusivos estão
Explícitos; os conceitos auxiliares e menos inclusivos estão inter-relacionados. Estrutura o conhecimento de maneira mais adequada a compreensão humana, considerando em posição de destaque os conceitos mais inclusivos.
Desvantagens: Mais difícil de externar e construir, visto que expõe a estrutura cognitiva do autor sobre o assunto. A clareza do autor sobre o tema fica evidente quando da sua construção. A sua construção sempre representa um desafio, visto que explicita (principalmente para si) a profundidade do conhecimento do autor sobre o tema do mapa.
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