segunda-feira, 21 de julho de 2008

Cursista :Aline Stapassoli Gomes

Curso Linux Educacional – Colégio Henrique Emílio Meyer

Atividade 1 – Questionamentos:

a) Que transformações provocam os meios de comunicação integrados aos computadores?

O telefone celular toca. Tem mensagem no pager. Chegou um e-mail. A secretária eletrônica está apitando. Nossa! Como seria se nada disso existisse? Provavelmente milhares de pessoas ficariam aflitas. Ou mais quietinhas. É que já estamos acostumados a nos comunicar com os outros, quase o tempo todo. Nada disso seria possível sem a tecnologia. As invenções que parecem hoje tão simples tiveram um longo caminho a percorrer, como uma ligação daqui até um país distante. Esse progresso todo esteve estagnado durante muito tempo e de repente: BOOOM! O computador surgiu e progrediu rapidamente. Seu progresso acarretou no desenvolvimento ainda maior das tecnologia e sua integração, hoje em dia, é fantástica. As transformações que nosso meio vivencia, em função da integração dos meios de comunicação com os computadores são muitas. Mas para mim, a principal e melhor, é o imediatismo. Temos condições de saber, em tempo real, sobre um terremoto que ocorre no México ou sobre uma Tsunami na Indonésia. Ter informações na palma da mão em minutos... essa é a grande transformação.
b) Quais os novos modos de aprender?

A tecnologia realmente revoluciona as nossas vidas. Quando falamos em novos modos de aprender então, muitos pop-ups surgem na tela... Portal de ensino a distância, curso preparatório para concursos, supletivo on-line, curso de informática, curso de Inglês, graduação em dois anos, formação técnica, blogs... acho que nem preciso citar mais. Há hoje uma grande novidade no ensino: a Educação à Distância através da Internet. O ensino não presencial é a boa do momento. Pessoas de cidades, de estados e até países diferentes podem realizar o sonho de fazer aquele curso sem ter o ônus de estar lá em carne e osso. Isso é fantástico.

c) Qual o papel do educador ante as tecnologias?

Qual o papel do profissional da educação num quadro em que professor e alunos têm acesso às mesmas informações? Quando se pensa na introdução de recursos tecnológicos na educação, em especial os suportes digitais, é impossível não refletir sobre o papel do professor. Antes mesmo de se questionar sobre vantagens e dificuldades, possibilidades e desafios, a redefinição das práticas de ensino se demonstra inevitável conseqüência desse movimento. A implementação da informática na educação, pela sua complexidade, suscita um sem número de questões. Mas o que fazer? Creio que o professor deve ter a preocupação de tentar acompanhar as novas tecnologias. Os alunos hoje em dia estão cada vez mais cedo inseridos no mundo digital e a escola deve entrar neste ritmo para não se tornar chata e obsoleta. Trazer aos alunos os recursos que possibilitem uma maior compreensão do que é estudado. Aliar a tecnologia ao conteúdo escolar e fazer uso dela para ampliar a gama de informações.

d) Como usar o computador nas atividades escolares? E na vida cotidiana?

Professores e alunos devem saber que há muitas maneiras de utilizar o computador nas atividades escolares. Promover a pesquisa de conteúdo através do uso do computador e dos meios digitais de armazenamento de informações, seja através da Internet ou de redes privadas. Favorecer o compartilhamento e a troca de informações através de recursos que permitam a colaboração entre os alunos, estendendo as fronteiras da sala de aula para suas casas. Na vida cotidiana, o uso do computador permite que as pessoas interajam com maior facilidade, podendo se comunicar mesmo em longas distâncias. Além disso, o computador está se tornando um eletrodoméstico indispensável, pois pode-se assistir filmes, ler livros, blogs, participar de fóruns de discussão de assuntos de seu interesse, conversar com amigos, fazer pesquisas de receitas ou de preços ou mesmo comprar quase qualquer artigo sem sair de casa.
e) Por que comunicar-se via Internet? E criar blogs, publicar conteúdos?

A maior vantagem da comunicação via Internet está no fato de podermos fazer isso imediatamente, seja com programas de Comunicação Instantânea (Messenger, ICQ), com telefones virtuais (Skype, etc) ou mesmo com e-mails. Além disso, a Internet promove uma democratização da informação. Pode-se encontrar informação sobre qualquer assunto na Internet. Sabemos que muitas informações podem ser de fontes duvidosas, mas ainda assim, pode-se investigar a sua origem e validar a originalidade das mesmas. Isso só é possível porque existe uma colaboração mútua entre todos os que escrevem ou que lêem alguma coisa na Internet. Desse modo, todo o conteúdo pode, de alguma forma, ser auditado por alguém.

f) Como aprender a fazê-lo? O que muda?

Gostaria de registrar que considerei a questão “f” um tanto quanto vaga. Sim, vaga, pois devido a sua abrangência, fiquei em dúvida se está questionando como aprender a fazê-lo: comunicar-se via Internet ou questionando como aprender a fazê-lo: criar um blog. Como não tenho vivência relacionadas à blogs, respondo sobre como aprender a comunicar-se via Internet. Começando pelo básico. Como entrar na Internet? O que é preciso para tal? Aí vai... Usar a Internet requer, primeiramente, que o usuário adapte seu computador à "porta" por onde sua conexão será feita. Talvez uma das tarefas mais difíceis seja a de saber por onde começar nesta busca um tanto quanto conturbada que é acessar a Internet. Para se conectar, É preciso, em primeiro lugar, de uma linha telefônica, o que se segue na lista é um MODEM: uma placa decodificadora que traduz as mensagens geradas pelo PC em um código comprimido e as envia por cabos telefônicos até a Internet propriamente dita convertendo em informação que o computador compreenda. Tal como ilha, telefone e linha não servem de muito sem os serviços da prestadora, um modem e o PC precisam de um Internet Service Provider (Provedor de Serviços de Internet) e de um Browser (programa específico para navegar na Web). A palavra modem é uma abreviação da expressão modular-demodular, que se refere ao processo de conversão dos sinais digitais produzidos pelo micro em sinais analógicos que podem viajar em uma linha telefônica. Os modens podem realizar essa conversão em diversas velocidades. O modem é responsável pela comunicação entre computadores usando uma linha telefônica, portanto exige que o usuário observe a velocidade antes de sua aquisição. Porém, é importante lembrar que quanto mais rápida a transmissão de dados, menos o usuário gastará com a conta telefônica, o ideal é não economizar na velocidade desse periférico. A linha telefônica para acesso à Internet pode ser a mesma usada para voz. Depois da aquisição do modem e uma boa linha telefônica, o próximo passo é adquirir uma conta com algum provedor de acesso disponível na cidade. Um provedor é uma empresa que possui um ou mais servidores conectados 24 horas por dia à Internet. Mediante o pagamento de uma taxa, o provedor permite o acesso telefônico aos seus computadores e, a partir deles, à grande rede mundial. A escolha de um provedor ainda não é fácil porque depende da eficiência dos seus serviços. Antes de abrir uma conta é preciso observar quais serviços o provedor dispõe para seus usuários; os preços e o número de horas franqueadas de diferentes provedores; quanto custa a hora adicional; se inclui manuais dos softwares; a taxa de transmissão; etc. Depois da parte física instalada e funcionando, é fácil. Clicar no navegador, digitar o endereço desejado na barra de endereços e boa viagem.

g) O que é um mapa conceitual? E para que serve? Qual a vantagem em utilizá-lo?

O mapa conceitual é uma uma espécie de esquema, um instrumento em forma de gráfico que ajuda a sistematizar conceitos. O mapa conceitual é um diagrama que ajuda a ver como as palavras-chave se relacionam, um esquema resumido de todo um conteúdo a ser estudado, mas que ao mesmo tempo apresenta a integralidade do assunto. É muito utilizado para apresentar uma síntese e ao mesmo tempo oferecer uma visão global do que se pretende estudar. Utilizando um mapa conceitual, tanto para estudo quanto para ensino, o indivíduo ganha tempo, organiza as idéias e acompanha com maior compreensão as relações existentes entre elas.


Faça um texto de aproximadamente duas a três laudas:

O telefone celular toca. Tem mensagem no pager. Chegou um e-mail. A secretária eletrônica está apitando. Nossa! Como seria se nada disso existisse? Provavelmente milhares de pessoas ficariam aflitas. Ou mais quietinhas. É que já estamos acostumados a nos comunicar com os outros, quase o tempo todo. Nada disso seria possível sem a tecnologia. As invenções que parecem hoje tão simples tiveram um longo caminho a percorrer, como uma ligação daqui até um país distante. Esse progresso todo esteve estagnado durante muito tempo e de repente: BOOOM! O computador surgiu e progrediu rapidamente. Seu progresso acarretou no desenvolvimento ainda maior das tecnologia e sua integração, hoje em dia, é fantástica. As transformações que nosso meio vivencia, em função da integração dos meios de comunicação com os computadores são muitas. Mas para mim, a principal e melhor, é o imediatismo. Temos condições de saber, em tempo real, sobre um avião que atinge um arranha-céu em New York, sobre um terremoto que ocorre no México ou sobre uma Tsunami na Indonésia. Ter informações na palma da mão em segundos, minutos... essa é a grande transformação.
A tecnologia realmente revoluciona as nossas vidas. Quando falamos em novos modos de aprender então, muitos pop-ups surgem na tela... Portal de ensino a distância, curso preparatório para concursos, supletivo on-line, curso de informática, curso de Inglês, graduação em dois anos, formação técnica, blogs... acho que nem preciso citar mais. Há hoje uma grande novidade no ensino: a Educação à Distância através da Internet. O ensino não presencial é a boa do momento. Pessoas de cidades, de estados e até países diferentes podem realizar o sonho de fazer aquele curso sem ter o ônus de estar lá em carne e osso. Isso é fantástico.
Qual o papel do profissional da educação num quadro em que professor e alunos têm acesso às mesmas informações? Quando se pensa na introdução de recursos tecnológicos na educação, em especial os suportes digitais, é impossível não refletir sobre o papel do professor. Antes mesmo de se questionar sobre vantagens e dificuldades, possibilidades e desafios, a redefinição das práticas de ensino se demonstra inevitável conseqüência desse movimento. A implementação da informática na educação, pela sua complexidade, suscita um sem número de questões. Mas o que fazer? Creio que o professor deve ter a preocupação de tentar acompanhar as novas tecnologias. Os alunos hoje em dia estão cada vez mais cedo inseridos no mundo digital e a escola deve entrar neste ritmo para não se tornar chata e obsoleta. Trazer aos alunos os recursos que possibilitem uma maior compreensão do que é estudado. Aliar a tecnologia ao conteúdo escolar e fazer uso dela para ampliar a gama de informações.

Professores e alunos devem saber que há muitas maneiras de utilizar o computador nas atividades escolares. Promover a pesquisa de conteúdo através do uso do computador e dos meios digitais de armazenamento de informações, seja através da Internet ou de redes privadas. Favorecer o compartilhamento e a troca de informações através de recursos que permitam a colaboração entre os alunos, estendendo as fronteiras da sala de aula para suas casas. Na vida cotidiana, o uso do computador permite que as pessoas interajam com maior facilidade, podendo se comunicar mesmo em longas distâncias. Além disso, o computador está se tornando um eletrodoméstico indispensável, pois pode-se assistir filmes, ler livros, blogs, participar de fóruns de discussão de assuntos de seu interesse, conversar com amigos, fazer pesquisas de receitas ou de preços ou mesmo comprar quase qualquer artigo sem sair de casa.
A maior vantagem da comunicação via Internet está no fato de podermos fazer isso imediatamente, seja com programas de Comunicação Instantânea (Messenger, ICQ), com telefones virtuais (Skype, etc) ou mesmo com e-mails. Além disso, a Internet promove uma democratização da informação. Pode-se encontrar informação sobre qualquer assunto na Internet. Sabemos que muitas informações podem ser de fontes duvidosas, mas ainda assim, pode-se investigar a sua origem e validar a originalidade das mesmas. Isso só é possível porque existe uma colaboração mútua entre todos os que escrevem ou que lêem alguma coisa na Internet. Desse modo, todo o conteúdo pode, de alguma forma, ser auditado por alguém.
Como não tenho vivência relacionadas à blogs, escrevo sobre como aprender a comunicar-se via Internet. Começando pelo básico. Como entrar na Internet? O que é preciso para tal? Nessa questão estou craque pois tive que aprender tudo isso para ter a Internet funcionando na minha casa. Aí vai... Usar a Internet requer, primeiramente, que o usuário adapte seu computador à "porta" por onde sua conexão será feita. Talvez uma das tarefas mais difíceis seja a de saber por onde começar nesta busca um tanto quanto conturbada que é acessar a Internet. Para se conectar, É preciso, em primeiro lugar, de uma linha telefônica, o que se segue na lista é um MODEM: uma placa decodificadora que traduz as mensagens geradas pelo PC em um código comprimido e as envia por cabos telefônicos até a Internet propriamente dita convertendo em informação que o computador compreenda. Tal como ilha, telefone e linha não servem de muito sem os serviços da prestadora, um modem e o PC precisam de um Internet Service Provider (Provedor de Serviços de Internet) e de um Browser (programa específico para navegar na Web).
A palavra modem é uma abreviação da expressão modular-demodular, que se refere ao processo de conversão dos sinais digitais produzidos pelo micro em sinais analógicos que podem viajar em uma linha telefônica. Os modens podem realizar essa conversão em diversas velocidades. O modem é responsável pela comunicação entre computadores usando uma linha telefônica, portanto exige que o usuário observe a velocidade antes de sua aquisição. Porém, é importante lembrar que quanto mais rápida a transmissão de dados, menos o usuário gastará com a conta telefônica, o ideal é não economizar na velocidade desse periférico. A linha telefônica para acesso à Internet pode ser a mesma usada para voz. Depois da aquisição do modem e uma boa linha telefônica, o próximo passo é adquirir uma conta com algum provedor de acesso disponível na cidade.
Um provedor é uma empresa que possui um ou mais servidores conectados 24 horas por dia à Internet. Mediante o pagamento de uma taxa, o provedor permite o acesso telefônico aos seus computadores e, a partir deles, à grande rede mundial. A escolha de um provedor ainda não é fácil porque depende da eficiência dos seus serviços. Antes de abrir uma conta é preciso observar quais serviços o provedor dispõe para seus usuários; os preços e o número de horas franqueadas de diferentes provedores; quanto custa a hora adicional; se inclui manuais dos softwares; a taxa de transmissão; etc. Depois da parte física instalada e funcionando, é fácil. Clicar no navegador, digitar o endereço desejado na barra de endereços e boa viagem.
Pois é... escrevi tanta coisa... que tal organizar essas palavra de um outro jeito? Sim, para facilitar o entendimento de quem está chegando agora no assunto... Vou explicar: farei um mapa conceitual... Mas o que é isso? Um mapa conceitual é uma uma espécie de esquema, um instrumento em forma de gráfico que ajuda a sistematizar conceitos. O mapa conceitual é um diagrama que ajuda a ver como as palavras-chave se relacionam, um esquema resumido de todo um conteúdo a ser estudado, mas que ao mesmo tempo apresenta a integralidade do assunto. É muito utilizado para apresentar uma síntese e ao mesmo tempo oferecer uma visão global do que se pretende estudar. Utilizando um mapa conceitual, tanto para estudo quanto para ensino, o indivíduo ganha tempo, organiza as idéias e acompanha com maior compreensão as relações existentes entre elas.

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