segunda-feira, 21 de julho de 2008

Cursista: Joelma Ferreira Baumgarten

INCLUSÃO DIGITAL



O desenvolvimento crescente da sociedade aliado à chegada da tecnologia faz com que possamos refletir sobre a necessidade da inclusão digital seja no nosso cotidiano como na educação. A realidade nos pressiona para que saibamos nos inteirar das novas tecnologias, tecnologia essa que cada vez mais impulsiona o mercado de trabalho e também ao acesso de informações, por isso se faz necessário o uso do computador para garantir informações para aprimorar nossos conhecimentos. É impossível pensar em computador e não associá-lo imediatamente a internet, porque é ela que nos favorecem inúmeras fontes de conhecimento. A tecnologia expande cada vez mais caminhos, para que encontremos soluções dos nossos problemas criados pelo nosso dia-a-dia. Tornou-se verdade um atalho na vida das pessoas, um meio mais rápido, avançado de chegar antes aos nossos objetivos. Apesar de facilitar o acesso às informações, o avanço da tecnologia contribui também para a globalização, esta que pode ser negativa ou positiva, depende do foco analisado.
Para que os jovens trilhem esse novo caminho, que é a tecnologia, é necessário que tenham bons guias, ou seja, nós educadores, devemos guiá-los a esse novo meio de obter informações, de integração e de aprendizagens. O educador tem um papel fundamental nesse crescimento, seja real ou virtual, a lousa está perdendo lugar para o computador, qualquer disciplina, qualquer conteúdo poderá ser estudado através dele. É mais uma ferramenta, um recurso que nós educadores devemos saber aproveitar para cativar o nosso aluno para que obtenham o conhecimento e tenham um objetivo em suas vidas. Encontramos muitos alunos que são mestres em informática porque já usam o equipamento em suas casas, no seu trabalho, então, porque não fazer essa inclusão digital na escola também é o primeiro lugar que deveria ser usado. No cotidiano também percebemos o uso de computador em lojas, consultórios, residências, lan houses, lanchonetes, pessoas que usam seus notebooks como item principal no corre-corre de suas vidas.
Antigamente o homem usava embarcações para conhecer novos mundos, hoje usamos o computador para navegar e chegar mais rápido onde pretendemos. Navegar na internet é um meio eficaz, de obter informações necessárias, mas é preciso sempre verificar a fonte do conteúdo que ali está escrito, é preciso pesquisar muito para chegar à uma conclusão e analisar as idéias e compreender seus verdadeiros significados.
A internet facilita a expansão das relações das pessoas, podemos nos comunicar em segundos mesmo a uma grande distância. Podemos nos candidatar a empregos, trabalhar, enviar textos, anúncios publicitários, nos corresponder através de MSN ou e-mail, conhecer pessoas através do orkut, ter momentos de lazer na frente de uma tela ou simplesmente tirar dúvidas. Nada mais prazeroso que receber mensagens de uma migo distante ver fotos de lugares nunca visitados, saciar nossas curiosidades, enfim, ela possui uma alta potência nos dias atuais.
Professores, alunos, pais, amigos, todos devem ampliar seus conhecimentos, devemos estar preparados para mudar o nosso jeito de ser e de progredir junto com o mundo, afinal ele (o mundo), está nos cobrando isso. Sem essa ampliação de novos horizontes não estaremos atualizados, não caminharemos junto com o avanço da tecnologia e conseqüentemente da globalização.


MAPA CONCEITUAL


O mapa conceitual é uma ferramenta cognitiva de natureza gráfica que ajuda a sistematizar conceitos, suas relações e interfaces e por isso foi selecionada para favorecer uma visão sintética e ao mesmo tempo global do conteúdo do curso e suas várias facetas de tratamento. Os mapas conceituais são diagramas que ajudam a ver como as palavras-chave, suas ramificações e relações entre elas. Pode ser usado como organizador prévio das idéias principais, secundárias e alguns aspectos complementares das relações entre elas.






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