segunda-feira, 21 de julho de 2008

Cursista: Siegrid Peiter - Atividade 1


Meios de Comunicação Atual

Primeiro falarei dos meios de comunicação que existiam antigamente, como por exemplo, o telefone, a carta e o fac-símile. Sempre que precisávamos nos comunicar, o telefone ou a carta era os únicos meios de que dispunha. Isso até bem pouco tempo atrás. Nos dias de hoje, usar apenas esses métodos chega a ser praticamente impossível ou difícil, pois nem sempre conseguimos o contato quando mais necessitamos. Falar com alguém ao telefone pode se tornar impossível quando a pessoa não se encontra no número discado ou o mesmo não o tiver. Por carta, se torna muito demorado, pois precisamos ter o endereço atualizado da pessoa e esperar que ela nos responda. Hoje na era da informática, com o uso dos computadores, podemos nos comunicar praticamente como se estivéssemos falando pessoalmente com a pessoa desejada. Existem vários métodos, como por exemplo, o e-mail, o MSN, o web-can, Orkut, salas de bate-papo, que facilitam a comunicação com uma pessoa ou várias ao mesmo tempo, em qualquer lugar em que estejamos.
Além de nos comunicarmos usando essa nova tecnologia, ou melhor, nem tão nova assim, poderemos aprender muito e ainda ficar constantemente atualizados. O computador faz com que tenhamos acesso a qualquer tipo de informação e sobre qualquer assunto, basta apenas as pessoas ter em mente como utilizar essa nova tecnologia, para o bem ou para o mau. O computador auxilia na medicina, por exemplo, um médico ginecologista mostra em tempo real a uma gestante como seu bebê se encontra, quanto ao tamanho e formação, inclusive se apresenta algum tipo de doença congênita.
O que dizer então dos avanços científicos e tecnológicos que invadem o cotidiano de todos os seres humanos afetando-os na maneira como aprendem se organizam e interagem intervindo nas várias esferas da vida social, política e cultural. Neste contexto, tais avanços começam pelos objetos de uso cotidiano e as crescentes aplicações de computadores na indústria, na pesquisa científica, nas comunicações e nos transportes, nas informações e no campo de serviços. Estas transformações tecnológicas afetam, também, o mundo do trabalho exigindo um novo perfil de profissional. Aquele que desempenhava somente funções manuais já não serve mais.
Atualmente, as novas tecnologias da informação e da comunicação já estão presentes nas escolas, mesmo que em algumas lentamente, dadas as condições políticas e pedagógicas, portanto elas estão aí, e não irão embora. Faz-se necessário que os professores modifiquem suas atitudes diante destas tecnologias, pois não podem mais ignorar a televisão, o vídeo, o fax, o cinema e, principalmente, o computador.
Já se vai o tempo em que o professor e o livro didático deixaram de ser as únicas fontes do saber. Os alunos aprendem de múltiplas e variadas situações. Assim, os professores necessitam incorporar as tecnologias da informação e comunicação em suas práticas pedagógicas, não como recursos meramente didáticos, mas, para levar os alunos a buscarem o conhecimento e atribuir-lhes significados para assim desenvolverem as habilidades exigidas pelo mundo do trabalho da sociedade atual, que está cada vez mais exigente.
O professor é, e sempre será insubstituível, pois é a peça chave para o êxito da introdução do computador na escola, é ele quem deverá decidir sobre todo o processo, pois apenas desse modo alcançaremos os objetivos desejados.
O mínimo que um professor hoje necessita é saber elaborar uma aula que possa ser desenvolvida numa sala de informática, o que facilita em muito o trabalho do educador, pois este não precisa se preocupar em juntar várias bibliografias sobre um determinado assunto que será estudado, pois será necessário apenas que dê alguns cliques no computador, e tudo estará ali, ao seu alcance.
Os professores não precisam entender tudo de tecnologia, mas pelo menos necessitam saber sobre os riscos online. Além disso, o educador deve saber auxiliar seus alunos, tanto em pesquisa, como na construção de textos de vários estilos, com infinitas variedades nas elaborações dos mesmos. Saber entrar em chats para se comunicar on-line e obter informações sobre os temas de seus interesses ou que necessita para uma pesquisa com variadas bibliografias, o que pode substituir a leitura de vários livros.
Demonstrando também, que para poder resumir um tema determinado, pode fazer uso de um mapa conceitual, o qual serve para poder demonstrar em forma de esquema um determinado texto sem que para isso, escreva várias laudas.
Na elaboração de um mapa conceitual, é necessário que a pessoa tenha conhecimento aprofundado do conteúdo a ser representado, para um melhor entendimento do mesmo.

O importante é não perder tempo. Vivemos em uma nova era – a Era Digital – em que as informações são bombardeadas em velocidade espantosa. Somos a Sociedade da Informação! Se não dermos a devida atenção a este novo tipo de educação, as crianças de hoje serão os adultos confusos, perdidos e desinformados de amanhã. Então os professores precisam descruzar os braços e irem em busca do novo a cada dia, isto é, aprimorar-se sempre.

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