segunda-feira, 21 de julho de 2008

Escola Estadual de Ensino Médio Galópolis
Curso de Introdução à Educação Digital

Componentes do Grupo:
Alexandre João Vial
Bárbara Cristina Prestes de Oliveira
Fernanda Bertin
Giana Paula Dequi Giovani
Luciane Ludwig De David

A presença de computadores nos mais diferentes locais de ação humana é uma realidade incontestável. Na indústria, no comércio, na medicina, no esporte, no entretenimento, nos lares e nas escolas, os computadores tornaram-se ferramentas indispensáveis.
Essa realidade, aliada ao fato de que a informática é, em alguns locais, uma novidade e como tal exige mudanças, provoca discussões e questionamentos sobre o uso dessas máquinas.
No campo educacional, há seguidores que defendem a necessidade da inclusão digital nas escolas, e opositores a questionar de que modo os computadores devem ser inseridos no contexto escolar. Alguns atribuem às máquinas, um papel de salvadoras da educação e outros acreditam que inserção delas desvirtuará o processo de ensino-aprendizagem.
Nas escolas públicas, a falta de preparo e habilitação dos professores ante as novas tecnologias e a carência de recursos financeiros para a construção de laboratórios de informática e custear a manutenção dos mesmos, dificultam o processo de inserção dos computadores no ambiente escolar.
Mesmo diante das inúmeras dificuldades, as novas tecnologias invadem as salas de aula. Resta à escola discutir e descobrir o que fazer com esses equipamentos, sendo necessário promover estudos para garantir que não haja subutilização nem superestima desses recursos, mas que sirvam para atender aos objetivos da educação escolar.
Os computadores oferecem várias ferramentas que podem ser muito exploradas no ambiente escolar. Além dos editores de texto, planilhas de cálculo e editores de imagens, uma ferramenta muito utilizada atualmente é a internet.
Através da internet, pode-se trabalhar com pesquisas sobre os mais variados assuntos trabalhados nos currículos escolares, e ainda, professores e alunos têm a oportunidade de usufruir de correio eletrônico, que torna possível a constituição de listas de discussão, a assinatura de informativos eletrônicos periódicos, assim como a troca de correspondência, promovendo o intercâmbio de ricas experiências.
A aprendizagem também poderá ser estimulada através de jogos educativos e simuladores, que fazem o educando interagir de maneira lúdica com o conteúdo estudado na sala de aula.
Outra ferramenta que se tornou popular por não exigir conhecimentos de um especialista em informática para sua criação, são os blogs. Esta ferramenta permite quem se publique textos on-line que podem ser atualizados pelos seus usuários. Os blogs são utilizados como diários digitais, na publicação de notícias e fotos.
Para criar um blog pode-se utilizar um serviço de criação de blogs, existentes em alguns provedores, como o Blogger por exemplo, disponível para usuários do Gmail ( correio eletrônico do site de pesquisas Google ).
Assim sendo, as maneiras como os computadores podem ser usados no ambiente escolar certamente não de esgotam nos exemplos acima citados.


ATIVIDADE 1.

O mapa conceitual é uma ferramenta cognitiva de natureza gráfica que ajuda a sistematizar conceitos, suas relações e interfaces. São diagramas que ajudam a ver como as palavras-chave se relacionam entre si. Sua construção parte de uma tempestade de idéias sobre uma temática que numa segunda fase são estruturadas em torno das palavras-chaves, suas ramificações e relações entre elas. Pode ser usado como um organizador prévio de idéias principais, secundárias e aspectos complementares das relações entre elas.



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