O Educador e as Novas Tecnologias
Atualmente os meios de comunicação integrados ao computador provocam inúmeras transformações em nós, educadores, porque a internet nos permite acessar notícias dos mais diferentes locais do mundo, a uma velocidade real e relacionada aos mais diferentes assuntos, que podem ser trabalhados em sala de aula, servir de base para calorosos debates e até mesmo para dar uma incrementada nas aulas das mais diversas disciplinas.
A internet também nos fez mudar a maneira que ensinamos, pois as aulas tendem a ser mais criativas e apaixonantes, fazendo com que o aluno venha a se interessar pelo conteúdo e até mesmo apresentar suas descobertas à turma.
O professor hoje tem que estar “antenado” nestas novas tecnologias, saber usar o computador, ou notebook (laptop), saber o que é um pen-drive e usa-lo a seu favor no dia-a-dia, ter a sua disposição uma gama de cds, dvd s e até mesmo arquivos de texto sempre a mão... digo, inclusive, que um bom pen-drive sempre deve estar na bolsa, eu tenho o meu, como se fosse uma arma secreta para conquistar nosso aluno, já que ele, hoje, está atento e alerta a estas tecnologias e que se não forem usadas...podem tornar nosso dia-a-dia escolar chato e desinteressante, o que professor nenhum quer.
Os novos modos de aprender são bem diferentes dos anteriores, porque subentendem participação mútua entre escola, professores e alunos. E nem sempre os recursos tecnológicos, quando presentes, são utilizados de modo adequado e quando ocorre este uso, não apresentam rupturas, nem nos aspectos curriculares, epistemológicos ou didáticos, perdurando apenas abordagens pedagógicas convencionais, com pouca inovação.
A proposição aqui também se vincula ao treinamento dos professores, para o uso qualitativo dessas novas tecnologias, como prioridade fundamental, visto que nessa nova realidade, presente na sociedade aprendente, trás a exigência de novos modos de produzir conhecimento, novas maneiras de ensinar e de aprender.
Um dos desafios é o de fomentar o surgimento de novos usos de acesso à internet, novas comunidades, novos grupos de interesse, que exige a mobilização de novas competências, tanto para construção individual como coletiva de conhecimento.
Uma das prioridades deve ser a busca constante do professor por estas novas metodologias ativas de aquisição de conhecimentos que atenda interesses e necessidades distintas, que atenda ritmos diferentes, distintas modalidades e maneiras diferentes de aprender de cada um. A pesquisa constante e a formação continuada nos espaços e tempos da ação de cada ensinante devem ser perseguidas como parte de todo trabalho educativo.
O uso do computador nas atividades escolares deve ser visto não como um fantasma, mas como uma ferramenta de ajuda para o cotidiano do aluno e da sala de aula, foi-se o tempo do computador ser visto como lobo mau, hoje ele é um instrumento de suma importância e que se souber ser trabalhado serve como algo indispensável em todas as disciplinas.
O computador pode ser usado nas tarefas mais simples, como desde a digitação de um trabalho, até uma pesquisa na internet, ou um jogo a respeito de um conteúdo desenvolvido em aula e nas mais diversas atividades diárias, favorecendo a aprendizagem de uma maneira divertida e agradável.
O papel do professor frente a essas novas tecnologias é fundamental, porque ele é a mola mestre de todo esse processo, porque é ele que vai dar as coordenadas para que o aluno consiga utilizar essas novas tecnologias em sala de aula, é ele que vai ajudá-lo no processo de aquisição desse conhecimento, guiá-lo nesse mundo digital e auxiliá-lo nessa busca. A função do professor dentro de um laboratório de informática vai além da própria tecnologia, é ele que vai ajudar e incentivar o aluno.
O computador, hoje, tem papel de destaque na escola, é ele que serve de instrumento para o novo, dá um novo olhar aos conteúdos anteriormente aprendidos em sala de aula, além de servir como incentivo inclusive aos alunos que são desinteressados, faltam e deixam de fazer suas atividades.
Mas, apesar de ser tão interessante assim, notamos que, para alguns professores, o computador ainda é visto como algo nocivo, que vai atrapalhar o professor, que vai lhe dar mais trabalho, que ele vai ter que aprender a lidar com ele. Tem inclusive alguns educadores que nem chegam perto, dizendo que nem querem aprender ou que os mais novos que aprendam, sem saber que a era virtual é algo que não podemos fugir, mas sim, nos adaptarmos e acostumarmos a ela.
Outra coisa que também é muito importante nesta nova era digital está relacionada ao aperfeiçoamento do professor, que deve ser contínuo. E aqui temos outro problema relacionado à disponibilidade do mesmo, já que muitas vezes a jornada de trabalho normalmente é dupla, deixando pouco tempo para isto.
A comunicação pela internet também é uma ótima maneira de aprendizado, já que cumpre um papel de troca de informações dos mais variados assuntos, desde os mais simples aos mais complexos, além de proporcionar também ao aluno falar com pessoas de diversas partes do mundo, aprende novos idiomas, relacionar-se com novas pessoas e até mesmo fazer novas amizades.
Outra coisa interessante a nível educacional são os blogs, no qual os alunos podem postar coisas de seu interesse, músicas, fotos, poemas, servindo também de uma ótima ferramenta no cotidiano escolar, porque nesses locais eles podem divulgar seus trabalhos, colocar curiosidades dos mais diferentes assuntos, divulgar suas mostras e feiras de ciências, falar sobre suas dificuldades escolares e temas afins.
Uma das coisas preocupantes no uso da internet está relacionada aos sites e chats não indicados para crianças e adolescentes, mas que podem facilmente ser resolvidas no momento em que o professor consegue ter um controle direto sobre o que os alunos estão trabalhando e de que maneira isto está ocorrendo. Aí vemos mais uma vez a importância fundamental do educador nesta nova era digital, como mediador e até mesmo incentivador. Já diz a máxima, alunos ocupados rendem e trabalham de maneira organizada.
Outra coisa interessante no uso da internet está relacionado também a criação de sites, as chamadas páginas da web, nas quais o aluno também interage com outras pessoas, normalmente de interesses afins e pode, com isso, trocar informações e manter sempre o conteúdo atualizado, e na qual ele pode controlar o número de visitas, permitir um contato via e-mail, postagem de fotos, recados e até mesmo criação de fóruns, onde os alunos trocam informações de vários assuntos e até mesmo conseguem debater os mesmos.
Atualmente o papel do professor também tem sido visto como o de mero expectador, mas sabemos que isto não é bem assim, porque o educador tem que dominar esta tecnologia e saber utilizá-la em seu cotidiano, da melhor forma possível, ou seja, de maneira que ele consiga fazer com que o aluno venha a se interessar também.
A única maneira que existe para que aconteça a integração entre o professor e seus alunos é fazendo, ou seja, é levando os alunos a conhecerem estas tecnologias, adaptarem-se a ela, treinarem, utilizarem em seu dia-a-dia.
Só existe uma forma de aprender a fazer é fazendo, capacitando-se, buscando conhecimento e a mudança vai depender de como o professor vai utilizar estas tecnologias, que ele esteja pré-disposto a elas, passando este interesse aos alunos que vão se motivar e utiliza-la também.
Além do que a própria visão da escola se altera, porque o aluno vai vê-la como algo diferente, inovador onde ele vai poder dar vazão a sua criatividade e relacionar o que ele aprende em sala de aula no laboratório de informática, ou seja, a informática vai tornar a aprendizagem cada vez mais atrativa e significativa.
Concluindo, a Escola não pode mais ser vista como algo dissociado desta nova era virtual.
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